Associação Musical de Évora
Historial
Escola de Música da Sé de Évora
Coro Polifónico
Formação
Programação
Arquivo
Conservatório Regional de Évora
Historial
Educação/Ensino
Cursos
Projeto Educativo
Regulamento Interno
Informações
Horários
Professores
Programação
Notas Musicais
Arquivo
CONCERTOS DE ANO NOVO TIVERAM GRANDE SUCESSO

CONCERTOS DE ANO NOVO TIVERAM GRANDE SUCESSO

Orquestra de Cordas e Orquestra de Sopros do

Conservatório Regional de Évora-Eborae Musica

1_can_20.jpg

 
















2_can_20.jpg




















O Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, a Associação Eborae Mvsica e a Câmara Municipal de Évora promoveram os Concertos de Ano Novo, pelas Orquestra de Cordas e Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, sob as direções de Luis Rufo e Artur Barroso, nos dias 4 e 5 de Janeiro, sábado, às 21h30,e domingo às 18h30, no Teatro Garcia de Resende.

Nos dois dias o Teatro esgotou e nos dois dias o público aplaudiu de pé as duas Orquestras, mostrando desta forma o seu agrado.
Agradecemos a todos os que assistiram a estes Concertos e desejamos um Bom Ano Novo a toda a população.

Ler mais...
 
7 Jan, 21h00 - Recital de Piano por Romolo Saccomanni em Évora. A VER!

7 Jan, 21h00 - Recital de Piano por Romolo Saccomanni, em Évora, no Convento dos Remédio
A “Eborae Mvsica”- Associação Musical de Évora promove o Recital de Piano por Romolo Saccomanni, no dia 7 de janeiro pelas 21h00, no Convento dos Remédios, em Évora.
romolo_saccomanni_20.jpg

Programa:  L. V. Beethoven: 32 variações em Do menor;  F. Mendelssohn: 3 Fantasias op 16; F. Mendelssohn: Studio op. 104 N°2 ;  Bach/Busoni: preludio coral “Nun Komm’ der Heiden Heiland”; F. Chopin: Studio op. 25 N°5 ;  S. Prokofiev: Valzer da “Cinderella” op. 102;  S. Rachmaninoff: “Pulcinella” op. 3 N°4

Romolo Saccomanni - Começa muito jovem o estudo do piano com a professora Antonella Clemente. Aos 15 anos de idade, é admitido a frequentar os cursos académicos de piano de 1º nível no Conservatório E.R. Duni de Matera, na classe da professora Paola Montemurro. Em março de 2018 licencia- se com distinção máxima e  louvor com a tese intitulada "O rosto romântico da Sonata" e interpretendo a Sonata op. 80 de P. I. Tchaikovsky. Atualmente frequenta o primeiro ano de mestrado na classe da professora Paola Montemurro. Tem vindo a ganhar várias competições nacionais e internacionais como solista e em formação da câmara incluindo: Competição Nacional "Città di Conversano" (2014), Competição Internacional "Città di Sannicandro di Bari" (2015), Competição Internacional "Mediterraneo" (2016) Concurso Nacional "Terra delle Gravine" (2017), Concurso Internacional "Città di Fasano" (2017, 2018 e 2019). Tem participado em várias Masterclasses com os maestros Fedele Antonicelli, Mikko Heininen, Pierluigi Camicia, Pietro de Maria, Maxim Skogorev, Francesco Libetta, Roberto Prosseda e Ana Telles. Em 2017, executa o quinteto de piano e instrumentos de sopros KV 452 de W.A. Mozart para o "Festival de Maio" organizado pelo Conservatório de Matera. Em 2018 acompanha ao piano em vários concertos o Coral da Câmara de Duni dirigido pelo maestro Pasquale Veleno; no mesmo ano toca ‘ Suor Angelica" de G. Puccini para o ‘Festival dei Claustri’ em Altamura em colaboração com as professoras Daniela Monteduro e Antonella Rondinone. Em fevereiro de 2019, toca o concerto para 3 pianos e orquestra em ré menor BWV 1063 de J. S. Bach por ocasião da inauguração dos eventos para Matera 2019 na sala dos Actos do Campus Universitário de Matera. Em outubro, toca na presença do Ministro da Educação Lorenzo Fioramonti por ocasião da sua visita na cidade de Matera.

Ler mais...
 
Lançamento do Livro de Conferências de Jornadas 2004-2018

Lançamento do Livro de Conferências de Jornadas 2004-2018
livro_conf_19.jpg

A “Eborae Musica”- Associação Musical de Évora procedeu ao Lançamento do Livro de Conferências proferidas nas Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora” entre 2004 e 2018.

A Sessão de Apresentação decorreu no dia 14 de dezembro pelas 18h00 no Convento dos Remédios, e nela intervieram Hugo Porto e Helena Zuber.
O livro contém as Conferências de Michael Ryan (Resumo) , Owen Rees (duas conferências), Bernadette Nelson, Paulo Estudante, Luis Henriques, Ana Faleiro, Hugo Porto, Hector Archilla Segade, Isabel Monteiro, um Prefácio por Maria Helena Zuber e a lista das Conferências proferidas nas Jornadas a partir de 2004. 
Estas foram as Conferências que foi possível obter dos musicólogos que participaram nas Jornadas referidas, ao longo dos anos a partir de 2004. 
O livro tem os textos em português e em inglês; a tradução foi realizada por Michael Lewis e Manuel Carlos de Brito e a revisão foi de António Gavela, Helena Zuber e Tito Gonçalves. A Editora foi a Editora Colibri.
O livro está à disposição; em caso de interesse por favor contactar Eborae Musica telefone 266746750 ou 96 5740270.

Ler mais...
 
As XXII Jornadas Internacionais de Música da Sé de Évora, 2019, decorreram com grande Sucesso

As XXII Jornadas Internacionais de Música da Sé de Évora decorreram com grande Sucesso
jornadas_1.jpg

As XXII Jornadas Internacionais "Escola de Música da Sé de Évora- Ligações à Música do Paço Ducal de Vila Viçosa", promovidas pela Associação Eborae Mvsica encerraram no dia 13 com um Concerto pelas 17h00 na Sé de Évora a que o público acorreu em número de cerca de 250 pessoas que aplaudiram de pé.
jornadas_2.jpg

Durante estas Jornadas que decorreram de 10 a 13 de Outubro, para além dos Workshops durante todo o dia, tiveram lugar as seguintes atividades: no dia 10 a Sessão de Abertura e uma Conferência por Bernadette Nelson, no dia 11 um Concerto por La Grande Chapelle sob a direção de Albert Recasens, no dia 12 um Concerto por “Officum Ensemble” direção de Pedro Teixeira e “ Capella Sanctae Crucis” direção de Tiago Simas Freire; estes concertos tiveram lugar na Sé de Évora com um público de cerca de duzentas pessoas que demonstraram o seu agrado através de muitos aplausos e de comentários entusiásticos.

No dia 12 decorreu na Igreja dos Agostinhos, em Vila Viçosa, um Concerto por “La Grande Chapelle” direção de Albert Recasens ao qual assistiram também cerca de duzentas pessoas.

No dia 13 no Concerto de Encerramento houve a participação do Coro Polifónico “Eborae Mvsica” dirigido por Eduardo Martins, do Coro dos Participantes dirigido por Owen Rees e Armando Possante e do Grupo de Instrumentistas dirigido por Tiago Simas Freire.

jornadas_3.jpg

A acompanhar os ateliers de Coro esteve sempre o pianista Nicholas McNair e a Técnica Vocal foi orientada por Joana Nascimento. Os ateliers para Instrumentistas foram orientados, por Tiago Simas Freire, Pedro Lopes e Castro, David Joseph Yacus e José Rodrigues Gomes; os ateliers para coralistas foram dirigidos por Owen Rees e Armando Possante. No primeiro dia das Jornadas teve lugar uma visita à Sé de Évora, Museu de Arte Sacra e Arquivos da Sé orientada por Jorge Raposo.

A direção artística das Jornadas foi de Pedro Teixeira.

 Neste ano as Jornadas tiveram cerca de oitenta participantes que deram um parecer muito positivo a tudo o que foi realizado durante as mesmas e prometeram regressar de novo.

Os formadores envolvidos também apreciaram as Jornadas deste ano de forma muito elogiosa e afiançaram que é um trabalho que tem de ser continuado no sentido da divulgação do reportório da Escola de Música da Sé de Évora, aprofundamento de técnicas vocais e instrumentais e criação de espaço de intercâmbio de saberes, vivências e culturas que são os objetivos que presidiram à realização das Jornadas que já contam com vinte e duas edições.

Ler mais...
 
CORO POLIFÓNICO EBORAE MVSICA PREMIADO NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE COROS E ORQUESTRA, EM FLORENÇA

CORO POLIFÓNICO EBORAE MVSICA PREMIADO NO VIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE COROS E ORQUESTRA, EM FLORENÇA, ITÁLIA

cpem_flo_19.jpg



















































O Coro Polifónico Ebora Mvsica obteve prémio relevantes no VIII Festival Internacional de Coros e Orquestra de Florença, Itália, a decorrer entre 24 e 27 de Julho, tendo obtido o Prémio Especial Melhor Reportório e o 1º prémio de Interpretação de Música Sacra e obteve o 2º prémio da modalidade do Coros Mistos. Neste concurso participaram 13 Coros e o Coro Eborae Mvsica interpretou polifonia da Escola de Música da Sé de Évora, dos séculos XVI e XVII e de Fernando Lopes Graça.

Coro Polifónico Eboræ Mvsica. Em Setembro de 1987, incluído no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes” fez a sua primeira apresentação pública o Coro Polifónico da Associação Musical de Évora – EBORÆ MVSICA

O Coro Polifónico tem realizado diversas atuações ao longo da sua existência, interpretando não só a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (séc. XVI e XVII), como também outras obras de diferentes épocas. Gravou para a coletânea “Os Melhores Coros da Região” e para o programa “Acontece”, da RTP 2. Gravou e produziu em 2005 um novo CD para a etiqueta Numérica sob Direção do Maestro Pedro Teixeira.

Destacam-se nas atuações a participação no XI Encontro de Coros da Ilha Terceira, na EXPO 98, no XII Encontro de Coros do Algarve e em todas as edições das Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, acontecimento que esta Associação organiza, anualmente, no mês de Outubro.

Em 2002, participou no 22º Festival de Coros de Preveza e 10º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia tendo ficado classificado em 3º lugar obtendo a medalha de bronze em 2004.

O Coro Polifónico foi dirigido desde o seu primeiro momento, e até Outubro de 1991, pelo seu impulsionador, Dr. Adelino Santos, pessoa ligada há vários anos ao meio musical eborense. A partir de 91, e até 97, passou a contar com a regência do Maestro Francisco d’Orey, de mérito reconhecido a nível nacional e internacional, e desde princípios de 97, e até Maio de 2013 o grupo contou com a Direção de Pedro Teixeira. Atualmente, e desde Maio de 2013 conta com a direção do Maestro Eduardo Martins.

Ler mais...
 
Destaques
Próximos Eventos
Janeiro 2020 Fevereiro 2020 Março 2020
Se Te Qu Qu Se Do
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29
Notícias RSS
Newletter




23867426 Visitas