Associação Musical de Évora
Historial
Escola de Música da Sé de Évora
Coro Polifónico
Formação
Programação
Arquivo
Conservatório Regional de Évora
Historial
Educação/Ensino
Cursos
Projeto Educativo
Regulamento Interno
Informações
Horários
Professores
Programação
Notas Musicais
Arquivo
Programação
Julho - XX Ciclo de Concertos "Música e outras Artes nos Claustros"- Évora Imprimir e-mail

XX Ciclo de Concertos "Música e outras Artes nos Claustros"

A Associação Eborae Mvsica realiza, em Julho, o XX Ciclo de Concertos "Música e outras Artes nos Claustros uma atividade marcada pela originalidade dado que o seu objetivo é articular a música com diferentes formas de expressão artística, com qualidade artística e relevância cultural.
claustro_19.jpg

O Ciclo inicia-se dia 5 de julho, ás 21h30 com o Concerto “Música e Cinema” , com projeção de imagens, por Mauro Dilema (piano) e Andreia Fernandes (violino );

No dia 6 de Julho “Verão, Jazz e Cinema” pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, Ana Filipa Luz (piano), Mário Lopes (bateria) sendo a direção do Maestro Eduardo Martins;

O ciclo prossegue no dia 13 com “Veneza e os Limites da Moralidade” por “Os Músicos do Tejo” incluindo Clint van der Linde (alto), Arthur Filemon (alto), Frederico Projecto (tenor), Carlos Monteiro (tenor), Tiago Mota (baixo), Daniel Zapico (tiorba), Luisa Cruz (narradora), Marta Araújo (cravo) e Marcos Magalhães (cravo e direção musical);

No dia 14 “Infinitu”ao longo do qual será pintado um quadro por Bruno Gaspar (artista plástico) ao som das flautas tocadas por António Carrilho;

No dia 19 “Ópera e Musicais” com Sofia de Castro (soprano), Inês Madeira (mezzo-soprano), Paulo Carrilho (tenor), Diogo Oliveira (barítono) e Abel Chaves (pianista);

No dia 20 “Music’Alta” – Danças da Renascença com João Mateus (charamela, charamelinha, bombarda tenor e direção), Joaquim António Silva (bombarda alto, gaita-de-foles, alaúde), Hélder Rodrigues (sacabuxa tenor e sacabuxa baixo), Paulo Cordeiro (sacabuxa tenor), João Barroso (traverso, atabale, pandeiro),André Boita e Manuela Baroso (dançarinos);

No dia 27 “Paralelismos” com Sandra Medeiros (soprano) Catarina Costa e Silva (bailarina) e a Orquestra Barroca de Mateus constituída por Ricardo Bernardes (cravo e direção musical), Teresa Shimizu (violino I), Álvaro Pinto (violino II), Pedro Braga Falcão (violeta), Ana Raquel Pinheiro (violoncelo), Marta Vicente (contrabaixo), Luís Marques (oboé) , Daniel Canas e André Maximino (trompas barrocas);

O último concerto deste ciclo será no dia 28Concerto Poético “D.Maria II- Viagens Breves” por Patrizia Giliberti (piano) e Manuel Coelho (ator).

Durante o ciclo de Concertos estará patente ao público uma Exposição de Fotografia e Som “Claustrofonia”, de António Carrapato e com som (gravação e sonoplastia) de João Bacelar. Exposição sobre o tema do ciclo, onde são apresentadas vinte fotografias de vários claustros de Évora, tendo cada uma o ambiente sonoro em que foi feita. (A exposição pode ser visitada das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, de segunda a sexta e das 21h30 às 23h00 nos dias de espetáculos).

Ler mais...
 
Horários 2016/2017 - Conservatório Regional de Évora - Eborae Música Imprimir e-mail

Horários 2016/2017 VER AQUI!

simbolo.jpg

 

 

 

 

 
Ler mais...
 
Horários 2016/2017 - Conservatório Regional de Évora - Eborae Música Imprimir e-mail
 
23 Julho 21h30 Quinteto de Cordas Imprimir e-mail

XVII CICLO DE CONCERTOS “MÚSICA NOS CLAUSTROS”

 A Música e a animação do património

 

A Associação Eborae Mvsica está a promover o XVII Ciclo de Concertos “Música nos Claustros”, entre 1 e 23 de Julho. Participam grupos e solistas nacionais e internacionais. A polifonia, o canto solista e a execução instrumental percorrem os vários períodos musicais. 

O programa integra os seguintes recitais e concertos: Dia 1 de Julho, às 21h30, Orquestra do Conservatório Regional de Évora-Eborae Mvsica, sob a direção de Luis Rufo e tendo como solistas alunos de piano violino, violoncelo e contrabaixo e dia 2 Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, direção de Eduardo Martins e com a pianista acompanhadora Ana Filipa Luz; dia 17 pelas 18h30 Coro Viva Voz sob a direção de Eduardo Martins e dia 23 pelas 21h30 Quinteto de Cordas. Os três primeiros concertos decorreram com sucesso e foram do agrado do público. 

No dia 23 de Julho pelas 21h30, o programa é: Mozart, Wolfgang Amadeus (1756-1791)- Divertimento in F major, K.138/125c (1772)- I. Allegro; II. Andante; III. Presto e Inverno em Buenos Aires - Astor Piazzolla; Oblivion - Astor Piazzolla; Primavera Porteña - Astor Piazzolla; Melodia em Lá menor - Astor Piazzolla; Adios Noniño - Astor Piazzolla.
O Quinteto de Cordas é constituído por:
Luis Rufo – Violino -Natural de Évora. É Licenciado em Violino pela Escola Superior de Música de Lisboa com Gareguine Arouthounian. Estudou no Mestrado em Violino na Universidade de Évora, na Classe de Valentim Stefanov. Frequentou Masterclasses com Ifrah Neaman, Stephen Bull, Massimo Mazzeo, Bertrand Bordeaux e Robert Houlihan. Tem colaborado com várias orquestras portuguesas, como a Orquestra Gulbenkhian, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica do Algarve, etc, tendo trabalhado com os maestros Lawrence Foster, Michael Zlim, James Tuggle, Vasco de Azevedo, Miguel Ivo-Cruz, Nikolay Lalov, Horst Zell, Christhoper Bochmann, Miguel Graça Moura, Rodolf Barshai, Muhai Tang, entre tantos outros. foi Concertino da Orquestra da EPMEV, em Portugal e Espanha, Moçambique e nos Pirinéus. 

Susana Nogueira – Violino -Natural de Lisboa. É Licenciada em Violino pela Escola Superior de Música de Lisboa na Classe de Khatchatour Amirkhanian. Estudou no Mestrado em Violino na Universidade de Évora, na Classe do Prof. Valentim Stefanov, e estudou violino baroco com Iskrena Yordanova. Frequentou  Masterclasses com Gerardo Ribeiro,  Lavard Skou-Larsen, Stephen Bull, Ifrah Neaman, Jaap Schroeder, Massimo Mazzeo, Christopher Bochmann,  Georges Hadjinikos, Jean-Sébastian Beraut, Robert Houlihan e Bertrand Bordeaux. Foi concertino da Orquestra Sinfónica Juvenil e estagiou na Orquestra Erasmus em França, e na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Apresenta-se regularmente em agrupamentos de câmara, particularmente quarteto e quinteto de cordas e colabora com várias orquestras, tendo actuado por todo o País e em Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Bulgária e Grécia.

Bruno Correia – Viola d’Arco -Natural de Mirandela. É Licenciado em Viola d' Arco pelo Departamento de Artes da Universidade de Évora onde estudou com Valentin Stefanov e João Lucena e Vale. Estudou no Mestrado em Viola ‘Arco na Universidade de Évora na Classe de Viola d’Arco de Paul Wakabayashi e encontra-se a concluir o Mestrado em Ensino na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Frequentou Masterclasses com Max Rabinovitsj, Paul Wakabayashi, Ryszard Woycicki, Chao Bin, Massimo Mazzeo e Paulo Gaio Lima. Trabalhou com Danuta Grossmanova, Ernst Schelle, Max Rabinovitjs, Roberto Perez, Carlos Riazuelo, Christopher Bochmann, Nuno Dario e Pedro Neves. Integrou diversas orquestras entre as quais, Orquestra APROARTE como chefe de naipe, Orquestra de Câmara de Coimbra, Orquestra da Universidade de Évora, entre outras, onde trabalhou com interpretes prestigiados tais como, Misha maisky, Boris Beresovsky e Bruno Pasquier. Apresenta-se regularmente em agrupamentos de câmara.

Samuel Santos – Violoncelo - Natural de Évora. É Licenciado em Violoncelo pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, estudou com Miguel Ivo Cruz, Marília Peixoto, Clélia Vidal, Miguel Rocha e Catherine Strynckx. Estudou no Mestrado da Universidade de Évora na classe de Violoncelo de Paulo Gaio Lima. Foi distinguido com o Prémio Jovens Músicos 2003, em Música de Câmara, em Nível Superior. Frequentou classes de aperfeiçoamento com Márcio Carneiro, Paulo Gaio Lima, Jian Wang, António Menezes, Xavier Gagnepain e Anner Bylsma, entre outros. Colabora com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Filarmonía das Beiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra do Algarve, Orquestra “Divino Sospiro” e agrupamentos de câmara, em concertos por todo o País e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, Moçambique, Alemanha e Brasil.

Hugo Monteiro – Contrabaixo -Licenciado em Contrabaixo pelo Departamento de Artes da Universidade de Évora com Iouri Axenov.Frequentou Masterclasses com Rinat Imbraguimov, Rainer Zepperitz e Fernando Flores. Trabalhou com Elisabeth Perry, Max Rabinovitsj, João Panta Nunes, Miguel Pereira, Alexandre Samardjiev e Duncan Fox, entre outros. Integrou diversas orquestras entre as quais Orquestra APROARTE, International Orchestra of Luxembourg, ERASMUS String Orchestra, Orquestra do Algarve e Orquestra Filarmonia das Beiras, tendo trabalhado com os maestros Oliver Diaz Suarez, Christopher Bochmann, Gerard Doherty, Álvaro Cassuto e Richard Hortien, onde acompanhou solistas como António Rosado, Alex Klein, Stefan Dohr, Nina Schumann e Bruno Pasquier. Colabora frequentemente em diversas formações por todo o país. 

Estas atividades são organizadas pela Associação Musical “Eborae Mvsica” com apoios por parte do Ministério da Educação, Câmara Municipal de Évora e dos órgãos de Comunicação Social.

 
Outubro, 2 a 4 - Jornadas Escola de Música da Sé de Évora. Folheto Imprimir e-mail

XVIII Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora” - Direção Artística de Pedro Teixeira

2 a 4 de Outubro – Convento dos Remédios - Évora 

Conferencista: Paulo Estudante 

Maestros: Peter Phillips, Armando Possante, Pedro Teixeira

Concertos:
3 de Outubro
- 19h00 - Concerto na Sé de Évora. “Capella de Ministrers”, direção: Carles Magraner

4 de Outubro - 17,00h - Concerto Final na Sé de Évora (traje apropriado); Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, direção de Eduardo Martins. Coro dos Participantes, direção de Peter Phillips, Armando Possante, Pedro Teixeira. Encerramento oficial das Jornadas e distribuição de Certificados 
de Participação

2 Outubro 

8,30h - Abertura do Secretariado; 9,00h - Sessão de Abertura; 9,30h - Pausa para Café; 9,45h - Conferência pelo Professor Paulo Estudante sobre a utilização das charamelas na Sé de Évora e Igrejas Portuguesas; 10,45h - Atelier conjunto; 12,30h - Almoço; 14,00h - Visita guiada pelo Dr. Jorge Raposo ao Museu de Arte Sacra (antigo Colégio dos Moços da Sé de Évora) e obras dos Arquivos da Sé de Évora; 15,30h - 18h30 - Atelier conjunto; 20,00h - Jantar Convívio (facultativo)

3 Outubro

9,00h - Ateliers (Os participantes, divididos em grupos, trabalharão Obras de Filipe de Magalhães, sob a direção dos vários Maestros); 12,15h - Almoço; 13,45h / 14,45h - Conversa com os Maestros; 14h45h - Pausa para café; 15,00h / 18h00 - Atelier Conjunto.

19h00 - Concerto na Sé de Évora. “Capella de Ministrers”, direção: Carles Magraner

4 Outubro

9,00h - Ateliers; 12,30h - Almoço; 14,00h / 16,00h - Ensaios (Sé de Évora)

17,00h - Concerto Final na Sé de Évora (traje apropriado); Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, direção de Eduardo Martins; Coro dos Participantes, direção de Peter Phillips, Armando Possante, Pedro Teixeira

Encerramento oficial das Jornadas e distribuição de Certificados de Participação

 
Outubro, 2 a 4 - Jornadas Escola de Música da Sé de Évora. Folheto Imprimir e-mail

XVIII Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”

Direção Artística de Pedro Teixeira

 

2 a 4 de Outubro – Convento dos Remédios - Évora

 

Conferencista: Paulo Estudante

 

Maestros: Peter Phillips, Armando Possante, Pedro Teixeira

 

Concertos: 3 de Outubro - 19h00 - Concerto na Sé de Évora. “Capella de Ministrers”, direção: Carles Magraner; 4 de Outubro - 17,00h - Concerto Final na Sé de Évora (traje apropriado); Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, direção de Eduardo Martins. Coro dos Participantes, direção de Peter Phillips, Armando Possante, Pedro Teixeira. Encerramento oficial das Jornadas e distribuição de Certificados

de Participação

2 Outubro

 

8,30h - Abertura do Secretariado

9,00h - Sessão de Abertura

9,30h - Pausa para Café

9,45h - Conferência pelo Professor Paulo Estudante sobre a utilização

das charamelas na Sé de Évora e Igrejas Portuguesas

10,45h - Atelier conjunto

12,30h - Almoço

14,00h - Visita guiada pelo Dr. Jorge Raposo ao Museu de Arte

Sacra (antigo Colégio dos Moços da Sé de Évora) e

obras dos Arquivos da Sé de Évora

15,30h - 18h30 - Atelier conjunto

20,00h - Jantar Convívio (facultativo)

3 Outubro

9,00h - Ateliers (Os participantes, divididos em grupos, trabalharão

Obras de Filipe de Magalhães, sob a direção dos

vários Maestros)

12,15h - Almoço

13,45h / 14,45h - Conversa com os Maestros

14h45h - Pausa para café

15,00h / 18h00 - Atelier Conjunto

19h00 - Concerto na Sé de Évora. “Capella de Ministrers”;

Direção: Carles Magraner

4 Outubro

9,00h - Ateliers

12,30h - Almoço

14,00h / 16,00h - Ensaios (Sé de Évora)

17,00h - Concerto Final na Sé de Évora (traje apropriado); Coro Polifónico

“Eborae Mvsica”, direção de Eduardo Martins

Coro dos Participantes, direção de Peter Phillips, Armando

Possante, Pedro Teixeira

Encerramento oficial das Jornadas e distribuição de Certificados

 

de Participação

 
Destaques
Próximos Eventos
Junho 2019 Julho 2019
Se Te Qu Qu Se Do
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Notícias RSS
Newletter




20472559 Visitas