XII Ciclo de Concertos “Música do
Inverno” - Affetti
Amorosi
A Associação Eborae
Mvsica promove, o XII Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, em Novembro e
Dezembro, no Convento dos Remédios, em Évora, sempre às 18h00.
No dia 20 de Novembro apresenta-se o
espetáculo “Affetti Amorosi” com Sandra Medeiros |soprano, Helena Raposo | alaúde, guitarra
barroca e teorba e Carmina Repas Gonçalves | viola da gamba.
O Programa é o seguinte: John Dowland 1563-1626 “Come again: Sweet love doth now invite - The First Booke of
Songes Or Ayres 1597; Wilt thou unkind thus reave me - The
First Booke of Songes or Ayres 1597 London; Awake, sweet love, thou art
return’d - The First Booke of Songes or Ayres 1597 London; Flow my tears - The
Second Booke of Songes or Ayres 1600 London; Robert Johnson 1583-1624 Almain (lute solo); Pierre Guédron
c.1570-1620 Si le parler et le silence – Airs de Cour 1602 Paris; Cessés
mortels de soupirer – Airs de Cour 1613 Paris; Tobias Hume 1579-1645Preludio al 5to tono (gamba solo); Giovanni Stefani ?-1626 Occhi crudeli : canzonette – Affetti Amorosi
1621 Firenze; Amante felice : sopra L’aria della ciaccona – Affetti Amorosi 1621 Venetia; Giulio Caccini 1551-1618 Amarilli, mia bella – Le Nuove Musiche
1601 Firenze; Aria Nona: Belle Rose Porporine – Le Nuove Musiche 1601 Firenze;
Torna deh Torna : Romanesca – Le Nuove Musiche e Nuova maniera di scriverle
1614 Firenze; Johannes H. Kapsberger
1580-1651-Preludio 12mo (teorba solo);Christopher Simpson 1602-1669 -Division
in D minor (gamba e contínuo); Henry Purcell 1559-1695 -Sweeter than
roses – Pausanius Z.585 1695 London; I attempt from love’s sickness – The
Indian Queen Z.630 1664 London; If Music be the food of love – ‘Deliciae
Musicae’ (2nd book) Z.379c 1698 London.
Sandra Medeiros - É licenciada em Canto pela Escola
Superior de Música de Lisboa tendo integrado a classe da professora Joana
Silva. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e Centro Nacional de
Cultura prosseguiu estudos de pós-graduação em canto na Royal Academy of Music
(RAM) em Londres, onde se graduou com “Distinção”, obteve o Dip. RAM e o prémio
Amanda von Lob memorial Prize. Frequentou cursos de
aperfeiçoamento em Portugal, Áustria, Espanha, Inglaterra e França com
personalid
ades do meio musical erudito tais como Ileana Cotrubas, Teresa
Berganza, Gundula Janowitz, Rudolf Knoll, Marimi del Pozo, Jill Feldmann, Frank
Ferrari, entre muitas outras. Foi premiada em
concursos nacionais e internacionais de canto dos quais se destaca o 2º Prémio
no V Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão no Brasil. É convidada regular
das temporadas dos principais teatros, salas de concerto e festivais de música
Portugueses. Tem-se apresentado, também, em Espanha, Luxemburgo, Alemanha,
Inglaterra, Bulgária, França, Brasil e Uruguai.
Helena Raposo - Estudou Guitarra Clássica com Luciano
Lombardi, Gianna de Toni, Hamilton Gonçalves, Luciana Saponaro e
posteriormente, em Lisboa com Paulo Amorim. Completou em 2008 a Licenciatura em
Alaúde e Teorba pelo Departamento de Música da Universidade de Évora, sendo
bolseira da Fundação Medeiros e Almeida. No mesmo ano, é admitida no programa
de Mestrado em Performance (MMUS) - Práticas de Interpretação Histórica na
Faculdade de Música Antiga do Trinity College of Music em Londres, completando
em 2009 a sua Pós-Graduação (PGD), sendo bolseira desta instituição. Estudou Alaúde
renascentista, Alaúde barroco, Guitarra barroca e Teorba com David Miller; Basso
Contínuo com James Johnstone e David Miller; Teoria e Interpretação da
Música Antiga (Medieval, Renascimento e Barroco) com Phillip Thorby, Belinda
Sykes e Stephen Preston; Música de Câmara com Rebecca Miles, Alison Crum, Tim
Taver-Brown e Walter Reiter. tem atuado em Portugal, Espanha, Inglaterra,
Bélgica e Itália, com diversos ensembles, tanto como solista como contínuo e
acompanhamento. O seu repertório abrange desde a música medieval, passando pelo
renascimento até ao barroco.
Carmina Repas Gonçalves - A par com o seu
interesse e gosto pela música e pelo ensino da mesma, desenvolveu outras
competências artísticas como a dança, (estudando durante vários anos na Escola
de Dança Ana Mangericão, na qual viria a desenvolver-se em vários tipos de
dança) e o teatro, terminando a licenciatura em Produção Teatral na Escola
Superior de Teatro e Cinema em 2009. O início do estudo da viola da gamba
(2004) coincidiu com a descoberta da música antiga e da música tradicional,
temas sobre os quais se tem debruçado desde então. No que diz respeito ao
estudo da música antiga, licenciou-se em 2013 na Escola Superior de Música,
Artes e Espetáculo através da qual teve a hipótese de realizar um ano no
Programa Erasmus na Kungliga Musikhögskola i Stockholm (Suécia). A par com o estudo
da mesma, tem tocado com alguns músicos e grupos de renome como Concerto
Atlântico (dir. Pedro Caldeira Cabral), Sete Lágrimas (dir. Filipe Faria e
Sérgio Peixoto) e Arte Mínima (dir. Pedro Sousa Silva).
Os restantes concertos deste ciclo são os seguintes: Já no mês de dezembro no dia 3 apresenta-se o “Duo Lundú” formado por Joana Godinho (Canto) e José Farinha (Guitarra) e no dia 4 o “Trio Cremeloque Lisboa” formado por Savka Konjkusic (Piano), Luis Marques(Oboé) e Franz Dorsam (Fagote) ; o Ciclo termina no dia 18 com o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica” sob a direção do maestro Eduardo Martins.
A Associação Eborae Mvsica tem o apoio da Câmara Municipal de Évora, e dos órgãos de comunicação social para a realização deste Ciclo de Concertos.
|