Associação Musical de Évora
Historial
Escola de Música da Sé de Évora
Coro Polifónico
Formação
Programação
Arquivo
Conservatório Regional de Évora
Historial
Educação/Ensino
Cursos
Projeto Educativo
Regulamento Interno
Informações
Horários
Professores
Programação
Notas Musicais
Arquivo
5 Out Conferências e Concerto pelo Grupo Vocal Olisipo, XX Jornadas Internacionais Imprimir e-mail

XX JORNADAS INTERNACIONAIS “ Escola de Música da Sé de Évora” , 5 a 8 de Outubro - Conferências e Concerto pelo Grupo Vocal Olisipo
olisipo_image1.jpg





 
No dia 5 de Outubro para além da Sessão de Abertura que terá lugar pelas 9h00, terão lugar duas conferências:

Pelas 9h45 “Música Sacra em Évora no sec. XVIII”, pelo Professor Filipe Mesquita de Oliveira, Mestre Luís Henriques e Mestre Ana Faleiro.
Pelas 10h30 terá lugar uma Conferência pelo Professor Owen Rees intitulada “O Moteto Fúnebre em Portugal”. Estas Conferências terão lugar no Convento dos Remédios –Eborae Mvsica.
No mesmo dia pelas 19h00 terá lugar na Sé de Évora um Concerto pelo Grupo Vocal Olisipo dirigido por Armando Possante.

Programa deste Concerto: Versa est in luctum- Estevão Lopes Morago (ca.1575 – 1630); Pater, peccavi  - Duarte Lôbo (ca. 1565-1646); Missa Pro Defunctis - Duarte Lôbo : Introitus - Requiem aeternam, Kyrie, Graduale - Requiem aeternam, Tractus -  Absolve Domine, Sequentia pro defunctis – Dies irae, Offertorium - Domine Jesu Christe, Sanctus, Agnus Dei, Communio - Lux aeterna ; Mulier quae erat - Manuel Cardoso (1566 – 1650); Responsorium pro defunctis  - Libera me, Domine- Manuel Cardoso; Responsorium pro defunctis  -  Memento mei - Duarte Lôbo.



A Associação Eborae Mvsica promove, no Convento dos Remédios e na Sé de Évora, entre 5 e 8 de Outubro, as XX Jornadas Internacionais "Escola de Música da Sé de Évora". O programa integra conferências por Owen Rees, e Filipe Mesquita, Workshop de Charamelas, cornetas e baixões  orientado por João Mateus, e concertos na Sé de Évora: dia 5 de Outubro, às 19h00, pelo Grupo Vocal Olisipo, direção de Armando Possante; dia 7, às 19h00, pelo “Cappella Pratensis”, direção de Stratton Bull , que se desloca da Bélgica e no dia 8 às 17h00, o Concerto de Encerramento pelo Coro dos Participantes sob a direção de Peter Phillips, Owen Rees, Armando Possante e Pedro Teixeira, maestros que orientam os ateliers das Jornadas, e Grupo de charamelas, cornetas e baixões sob a  direção de João Mateus com uma intervenção do Coro Polifónico ”Eborae Mvsica”, direção de Eduardo Martins. A realização destas Jornadas nesta data têm também como objetivo assinalar os 30 anos da constituição da Eborae Musica- Associação Musical de Évora e o Dia Mundial da Música.

O Grupo Vocal Olisipo foi fundado em 1988, tendo sido desde então dirigido por Armando Possante. O seu repertório é vasto e eclético, abrangendo obras do período medieval aos dias de hoje. Tem colaborado frequentemente com compositores, tendo apresentado em primeira audição obras de vários. Trabalhou com dois dos mais prestigiados ensembles mundiais da atualidade – “Hilliard Ensemble” e “The King’s Singers” e também interpretação de ópera barroca com Jill Feldman. Conquistou já diversos prémios em concursos e efetuou inúmeras atuações por todo o país, tendo-se já apresentado nos principais Festivais de Música; tem colaborado com vários ensembles instrumentais e orquestras, como o Quarteto Lacerda, Quarteto Arabesco, Capella Real, Músicos do Tejo, Academia de Música Antiga Orquestra de Cascais e Oeiras, OrchestrUtopica, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra do Algarve, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra Metropolitana de Lisboa. Internacionalmente tem-se apresentado em concertos por toda a Europa. Participou como convidado em Sunderland, Inglaterra e no Festival 500, em St. John’s no Canadá e mais recentemente em Singapura, onde apresentou 3 concertos de música Portuguesa.Gravou o Officium Defunctorum de Estêvão de Brito e as Matinas de Natal de Estêvão Lopes Morago para a editora Movieplay, Cantatas Maçónicas de Mozart para a EMI, e, para a Diálogos, Tenebrae com música de Francisco Martins e Manuel Cardoso e o Magnificat de Eurico Carrapatoso. 

 Armando Possante iniciou a sua formação musical no Instituto Gregoriano de Lisboa, tendo posteriormente concluído o Bacharelato em Direcção Coral e as Licenciaturas em Canto Gregoriano e Canto na Escola Superior de Música de Lisboa. Foi-lhe atribuída uma bolsa pelo Instituto Politécnico de Lisboa na condição de melhor aluno desta instituição. Frequentou masterclasses de Canto com os professores Max von Egmond, Christianne Eda-Pierre, Linda Hirst, Richard Wistreich, Christoph Prégardien, Siegfried Jerusalem, Jill Feldman e Peter Harrison. É professor no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa. Orientou workshops de Canto e música coral no Canadá, Inglaterra, Singapura e em Portugal, destacando-se as Jornadas Internacionais de Música da Sé de Évora, onde trabalhou ao lado de Owen Rees e Peter Phillips. É diretor musical e solista do Grupo Vocal Olisipo, do Coro Gregoriano de Lisboa. Conquistou o 3º prémio e o prémio para a melhor interpretação de Bach  no 1º Concurso Vozes Ibéricas, o 3º prémio e o prémio para a melhor interpretação de uma obra portuguesa no Concurso Luisa Todi de 2003 e o 1º prémio no 7º Concurso de Interpretação do Estoril. Como solista de oratória interpretou com as principais orquestras do país várias obras. Estreou-se em ópera no papel de Guglielmo em Così fan Tutte de Mozart, tendo posteriormente participado em produções de várias óperas. 

Os contactos podem ser feitos, para a Associação Musical de Évora - Eborae Mvsica, Convento dos Remédios, Av. S. Sebastião, Apartado 2126, 7001 - 901 Évora, Portugal. E-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email , telef: 266 746 750, fax 266 701359, www.eborae-musica.org.

Estas atividades têm o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura e da Direção Regional da Cultura do Alentejo e têm o apoio financeiro e/ou logístico da Câmara Municipal de Évora, do Cabido da Sé de Évora, Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e O Registo.

 
Destaques
Próximos Eventos
Dezembro 2017 Janeiro 2018
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Notícias RSS
Newletter




16213509 Visitas