Associação Musical de Évora
Historial
Escola de Música da Sé de Évora
Coro Polifónico
Formação
Programação
Arquivo
Conservatório Regional de Évora
Historial
Educação/Ensino
Cursos
Projeto Educativo
Regulamento Interno
Informações
Horários
Professores
Programação
Notas Musicais
Arquivo
EBORAE MVSICA - Claustros do Convento confirmam forte relação entre a Música e as Outras Artes Imprimir e-mail

EBORAE MVSICA

Claustros do Convento confirmam forte relação entre a Música e as Outras Artes

 

noticia_final_clauistos_3p2390095.jpg

noticia_final_claustros_2_p2390403.jpg

noticia_final_claustros_p2390795.jpg

 Rui Nuno (poesia) - Eurico Pereira (guitarra)  Projeto Compota  Valérie Vervoort (soprano) e Jill Lawson (piano)

Decorreu o XIX Ciclo de Concertos “Música e Outras Artes nos Claustros”, que visou concretizar uma efetiva relação da música com a dança, as marionetas, o teatro, a poesia e a fotografia.

Sete apresentações, uma conferência por Ana Telles sobre o tema e uma exposição de fotografia, entre a imagem, o som e o silêncio, “Claustrofonia” de António Carrapato e João Bacelar tiveram nos claustros do convento dos remédios e no público a cumplicidade de partilhar as artes de forma transversal.

O segundo bloco de atividade incluiu poesia de Federico Garcia Lorca com música deste grande vulto da arte, a voz de Rui Nuno e a guitarra de Eurico Pereira. A harmonia musical e a capacidade de efeito de diapasão dos claustros acolheram os movimentos, entre o escuro e a luz, do projeto de dança do grupo Compota, de Paula Pinto, onde pontuou o choro e o grito do violino de Carlos Zíngaro. A finalizar o ciclo muitos reencontraram, pela mão de W. A. Mozart, a voz de Valérie Vervoort e a qualidade de execução pianística de Jill Lawson, num recital que pensamos ter aberto os claustros para acolher a diversidade artística, com a música a assegurar que o som e o silêncio são essências destas coisas da arte. Num universo que se integra nos fundamentos da vida em comunidade.

Uma experiência que pensamos ser de continuar na perspetiva de contribuir para a oferta artística e cultural de Évora, valorizando os patrimónios.

A Organização foi da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, Câmara Municipal de Évora, Universidade de Évora, Projeto “Artes à Rua”, Diário do Sul, A Defesa, Registo e Rádio Diana. Este Ciclo tem o apoio do Programa ALENTEJO 2020.



EBORAE MVSICA

Claustros do Convento confirmam forte relação entre a Música e as Outras Artes

 
Destaques
Próximos Eventos
Dezembro 2018 Janeiro 2019
Se Te Qu Qu Se Do
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31
Notícias RSS
Newletter




18526040 Visitas