Associação Musical de Évora
Historial
Escola de Música da Sé de Évora
Coro Polifónico
Formação
Programação
Arquivo
Conservatório Regional de Évora
Historial
Educação/Ensino
Cursos
Projeto Educativo
Regulamento Interno
Informações
Horários
Professores
Programação
Notas Musicais
Arquivo
12 OUT, 19h00 - Concerto por Officium Ensemble e Capella Sanctae Crucis, Sé de Évora Imprimir e-mail

Officium Ensemble e Capella Sanctae Crucis na Sé de Évora
officium_emsemble_-_cpia.png

No âmbito das XXII Jornadas Internacionais "Escola de Música da Sé de Évora- Ligações à Música do Paço Ducal de Vila Viçosa" a Associação Eborae Mvsica promove no dia 12 de outubro, às 19h00, na Sé de Évora, o concerto de música da renascença pelo Officium Ensemble, direção de Pedro Teixeira e Capella Sanctae Crucis, direção de Tiago Simas Freire; 

Programa – Em conjunto serão interpretadas obras de Francisco Gerrero, Duarte Lobo, Diego Ortiz, Estevão de Brito, Aires Fernandez, Manuel Cardoso e Fernando de Almeida.

Officium Ensemble, sob a direção de Pedro Teixeira, interpreta música desde o peíodo da renascença até ao início do barroco, com músicas das escolas portuguesa, espanhola, franco-flamenga e inglesa, com atenção especial à música antiga de Portugal e, mais especificamente, à música da Catedral de Évora.
Pedro Teixeira dirige o Coro Ricercare, onde trabalhou com Paulo Lourenço, é diretor artístico do Grupo Vocal Officium e das «Jornadas Internacionais Escola de Música da Sé de Évora», organização de Eboræ Musica – Associação Musical de Évora, que cota já com mais de vinte edições anuais.
capela_sanctae_crucis.jpg

Os músicos da Capella Sanctae Crucis juntaram-se sob a direção de Tiago Simas Freire. São oriundos de diferentes escolas e países: CNSMD Lyon, ESMUC Barcelona, Conservatório de Haia, Escola de Música de Genebra e ESMAE Porto. A Capella Sanctae Crucis é o local de encontro das paixões destes músicos onde são óbvias: a emoção da proximidade com as fontes; o aprofundamento permanente e o experimentalismo; a admiração pela música renascentista; o entusiasmo das metamorfoses emocionais da música barroca primitiva; e a ambição de descobrir repertórios portugueses pouco conhecidos pelos músicos e pelo público. Neste Concerto além de Tago Simas Freira (corneta histórica) participam Paulo Lopes e Castro (charamela), David Yoseph Yacus (sacabuxa) e José Rodrigues Gomes (baixão).

Tiago Simas Freire, diretor da Capella Sanctae Crucis é fundador e diretor artístico da Capella Sanctae Crucis na qual revela a sua pesquisa sobre fontes inéditas da música portuguesa. Na sua investigação foi convidado a desenvolver oficinas na Escola Superior do Porto e tem desenvolvido trabalho com o CRR de Paris, Lyon, o Conservatório Real de Bruxelas, e Aveiro e Coimbra.

No mesmo dia em Vila Viçosa, na Igreja dos Agostinhos às 18h00 haverá uma conferência por Bernadette Nelson, seguida de Concerto por La Grande Chapelle (apenas vozes), sob a direção de Albert Recasens, que interpretarão obras de Duarte Lobo, Estevão de Brito, Filipe de Magalhães e manuel Cardoso seguido da Missa Pro Defunctis de Tomás Luis de Victoria.




Estas atividades são financiadas pelo Ministério da Cultura- Direção Geral das Artes e Direção Regional de Cultura do Alentejo e têm co produção da Câmara Municipal de Évora e da Câmara Municipal de Vila Viçosa , com o apoio financeiro e/ou logístico e o apoio do Cabido da Sé de Évora, Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e Jornal Registo.
 
Destaques
Próximos Eventos
Outubro 2019 Novembro 2019
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
Notícias RSS
Newletter




22235730 Visitas