Associação Musical de Évora
Historial
Escola de Música da Sé de Évora
Coro Polifónico
Formação
Programação
Arquivo
Conservatório Regional de Évora
Historial
Educação/Ensino
Cursos
Projeto Educativo
Regulamento Interno
Informações
Horários
Professores
Programação
Notas Musicais
Arquivo
10-12 Out-Conferência por Bernadette Nelson “Relações Musicais: Sé de Évora e o Paço Ducal V Viçosa Imprimir e-mail

Dia 10 e 12,, em Évora e Vila Viçosa, às 10h00 e 18h00, Conferência por Bernadette Nelson, “Relações Musicais entre a Sé de Évora e o Paço Ducal de Vila Viçosa”, no Convento dos Remédios e na Igreja dos Agostinhos.
bernadette-nelson-foto.jpg

Bernadette Nelson é, atualmente, investigadora sénior do CESEM-FCSH, Universidade Nova de Lisboa. É também membro do Wolfson College em Oxford. Doutorou-se em 1987 no Somerville College em Oxford com uma tese sobre música ibérica para órgão da Renascença e do primeiro Barroco.

Tem trabalhado em instituições, tais como as Universidades de Oxford, Hong Kong, o Royal Holloway College Londres, e o Ashmolean Museum. Nelson tem publicado extensivamente em tópicos relacionados com a música polifónica ibérica e francoflamenga,tais como estudos institucionais, musico-litúrgicos e composicionais, música para tecla e a música sacra de Noel Bauldeweyn e Cristóbal de Morales. Entre os seus interesses encontram-se também as trocas e influências entre a cultura da Europa do Norte e do Sul e ainda a música durante o período renascentista. Os seus projetos de investigação atuais centram-se na música, músicos e cerimónia nas corte e capela portuguesas e na música e músicos na corte de D. Teodósio I, duque de Bragança. Entre as suas publicações recentes destacam-se: ‘Cristóbal de Morales: Sources, Influences, Reception’ (co-ed. O. Rees:Boydell & Brewer, 2007); e ‘Pure Gold. Golden Age Sacred Music in the Iberian World: A Homage to Bruno Turner’ (co-ed. T. Knighton: Reichenberger, 2011). Nelson participou em vários projetos de investigação em música e história da Arte financiados pela FCT, sendo o mais recente “A anatomia da polifonia ibérica de finais do século XV e inícios do século XVI” (dir. João Pedro d’Alvarenga no CESEM). É coordenadora da secção de fontes de polifonia da “Portuguese Early Music Database” do CESEM, e fundadora e co-diretora (com Owen Rees) do grupo britânico de música antiga A Capella Portuguesa, que se encontra sediado em Oxford.



Estas atividades são financiadas pelo Ministério da Cultura- Direção Geral das Artes e Direção Regional de Cultura do Alentejo e têm co produção da Câmara Municipal de Évora com o apoio financeiro e/ou logístico, e o apoio do Cabido da Sé de Évora, Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e Jornal Registo.
 
Destaques
Próximos Eventos
Outubro 2019 Novembro 2019
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
Notícias RSS
Newletter




22235682 Visitas