Associação Musical de Évora
Historial
Escola de Música da Sé de Évora
Coro Polifónico
Formação
Programação
Arquivo
Conservatório Regional de Évora
Historial
Educação/Ensino
Cursos
Projeto Educativo
Regulamento Interno
Informações
Horários
Professores
Programação
Notas Musicais
Arquivo
9 Nov, 18h00 - Recital por Samuel Santos (violoncelo) e Eduardo Jordão (piano) Imprimir e-mail

Obra de Eurico Carrapatoso para Violoncelo e Piano - Évora, Convento dos Remédios
samuel_santos_e_eduardo_jordo.jpg

A Associação Eborae Mvsica organiza, em novembro e dezembro, sempre às 18h00, o XV Ciclo de Concertos "Música no Inverno” Este Ciclo visa promover eventos musicais que possam contribuir para qualificar a oferta cultural a nível do Turismo Cultural. Pretende aprofundar a relação entre o património construído, neste caso a Igreja do Convento dos Remédios, em Évora, e a adequação de uma oferta musical regular à fruição pelo público e à participação de grupos musicais regionais, nacionais e estrangeiros. Pretende, ainda, apresentar obras dos sécs. XX e XXI.

O Ciclo iniciou-se no dia 2 de novembro às 18h00 com um Recital de Violino e Piano por Bruno Monteiro e João Paulo Santos. No próximo sábado, dia 9 de novembro, às 18h00, no Convento dos Remédios, terá lugar um Recital de Violoncelo e Piano por Samuel Santos (violoncelo) e Eduardo Jordão (piano)

Programa: Canções sem Palavras" de Eurico Carrapatoso: O dardo do amor, Valsa dos velhos amantes, Eu, Outono, Alegoria, Pranto, Como se chovesse, Solidão, Cinco canções sem palavras “Canções sem palavras” é o título do disco de estreia de Samuel Santos (violoncelo) e Eduardo Jordão (piano). Este CD contém a obra para violoncelo e piano do compositor português Eurico Carrapatoso. Trata-se de uma viagem pelo universo poético em que a origem de todas as obras está de uma forma ou outra ligada à palavra.

Samuel Santos - Iniciou os estudos de violoncelo com Miguel Ivo Cruz e Marília Peixoto na Escola Profissional de Música de Évora. Fez o Bacharelato na Escola Superior de Música de Lisboa com Clélia Vital em violoncelo e em música de câmara com Irene Lima e Miguel Henriques. É licenciado em Violoncelo pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, onde estudou com Miguel Rocha e Catherine Strynckx. Frequentou o mestrado na Universidade de Évora na classe de Violoncelo de Paulo Gaio Lima. Foi distinguido com um prémio no concurso Prémio Jovens Músicos 2003, em Música de Câmara, Nível Superior. Frequentou classes de aperfeiçoamento com Márcio Carneiro, Paulo Gaio Lima, Jian Wang, António Menezes, Xavier Gagnepain, entre outros. Colabora regularmente com várias Orquestras e Agrupamentos de Câmara em Portugal e no estrangeiro. Em 2018 gravou, juntamente com o pianista Eduardo Jordão, o disco “Canções sem palavras” que contem a obra para violoncelo e piano de Eurico Carrapatoso. É professor de violoncelo nos Conservatórios de Évora e Setúbal.

Eduardo Jordão - É Diplomado em piano pela Escola Superior de Música de Lisboa e mestrando em ensino da música na mesma escola. Obteve o 1º Prémio no “1º Concurso Lopes-Graça, Disciplina de Piano”. Apresentou-se como solista com a Orquestra da ESML e com a Orquestra do Norte.A solo e em agrupamentos de câmara tocou em vários países da Europa. Em Portugal Continental e Ilhas apresentou-se em diversos palcos, como, Centro Cultural Vila Flor, Rivoli, Teatro Camões e Centro Cultural de Belém. Mantém, desde 2007, com o pianista João Vasco o duo “20 Fingers” (4 mãos e 2 pianos) que explora música desde o estilo clássico ao jazz. Gravou em 2014, com a cantora Joana Rios, o seu primeiro disco de canções originais, intitulado "Retrato a Cores". Em 2018 lançou, juntamente com o violoncelista Samuel Santos, o seu segundo disco, “Canções sem palavras”, que contém a obra para violoncelo e piano do compositor português Eurico Carrapatoso. Colaborou como pianista, compositor e arranjador com vários grupos provenientes de diversos universos musicais. É, desde 2002, professor de piano no Conservatório Regional de Setúbal

O ciclo prossegue no dia 16 com Recital de Canto e Guitarra por Joana Godinho (canto) e José Farinha (guitarra); dia 23 – Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, direção de Nicolay Lalov; dia 30 Recital de Piano por António Rosado, dia 7 de Dezembro – Quinteto de Cordas – Susana Nogueira e Luis Rufo (violinos), Bruno Correia (viola d’arco), Samuel Santos (violoncelo), Hugo Monteiro (contrabaixo) e termina no dia 14 de dezembro com o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica” acompanhado ao piano por Ana Filipa Luz, sob a direção de Eduardo Martins.



A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes e Direção Regional de Cultura do Alentejo, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2 e Rádio Diana.
 
Destaques
Próximos Eventos
Novembro 2019 Dezembro 2019
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30
Notícias RSS
Newletter




22619545 Visitas