Associação Musical de Évora
Historial
Escola de Música da Sé de Évora
Coro Polifónico
Formação
Programação
Arquivo
Conservatório Regional de Évora
Historial
Educação/Ensino
Cursos
Projeto Educativo
Regulamento Interno
Informações
Horários
Professores
Programação
Notas Musicais
Arquivo
Coro Polifónico Eborae Mvsica Imprimir e-mail

Coro Polifónico Eboræ Mvsica

Em Setembro de 1987, incluído no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes” fez a sua primeira apresentação pública o Coro Polifónico da Associação Musical de Évora – EBORÆ MVSICA

           O Coro Polifónico tem realizado diversas atuações ao longo da sua existência, interpretando não só a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (séc. XVI e XVII), como também outras obras de diferentes épocas, entre as quais serão de destacar a Oratória “Jephte”, de Carissimi, a “Missa da Coroação”, de Mozart, o “Gloria”, de Vivaldi, a Missa em Dó Maior, de Mozart, para Coro e Orgão, com acompanhamento instrumental, e obras dos compositores contemporâneos Fernando Lopes Graça e Eurico Carrapatoso.

          Gravou o seu primeiro CD, exclusivamente dedicado à polifonia da Sé de Évora, com a participação de Antoine Sibertin Blanc e grupo de Pedro Caldeira Cabral, sob a direção do Maestro Francisco d’ Orey, em Novembro de 1996, no âmbito das comemorações do 10º aniversário da classificação de Évora como Património da Humanidade. Gravou, ainda, para a coletânea “Os Melhores Coros da Região” e para o programa “Acontece”, da RTP 2. Gravou e produziu em 2005 um novo CD para a etiqueta Numérica sob Direção do Maestro Pedro Teixeira.

 Destacam-se nas atuações a participação no XI Encontro de Coros da Ilha Terceira, na EXPO 98, no XII Encontro de Coros do Algarve e em todas as edições das Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, acontecimento que esta Associação organiza, anualmente, no mês de Outubro, com a participação de maestros de renome internacional, como é o caso de Peter Phillips, dirigente do “The Tallis Scholars”, de Londres, e Owen Rees. Participou no Concerto de Natal 1999 interpretando a 9ª Sinfonia de Beethoven com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, que foi gravado e divulgado pela RTP, canal 2, e RTP Internacional e no Concerto de Natal de 2000 com a referida Orquestra. Participou nas iniciativas, organizadas por esta Associação, referentes ao tricentenário sobre a obra de Diogo Dias Melgás e Frei Manuel Cardoso em 2000 nos Ciclos de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora” nos Ciclos “Musicando”, “Musica nos Claustros” e “Musica no Inverno”. 

Nas deslocações internacionais destacam-se a participação na “Europália 91”, na Bélgica, na Oficina “Escola de Música da Sé de Évora”, em Kosice, Eslováquia, a convite do Coro da Universidade Técnica de Kosice que participara nas II Jornadas sobre esta temática, em Évora, em 1999; no XVI Festival Internacional “Encontro com a Polifonia” em Giarre, Sicilia, Itália em 2001, na Dinamarca, em 2002, em intercâmbio com o Coro de Roskilde, integrado na Rede MECINE e no 22º Festival de Coros de Preveza e 10º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia tendo ficado classificado em 3º lugar obtendo a medalha de bronze em 2004; em concertos em Ourense integrado no Projeto “Oralidades” em 2012 e em Plasencia (Espanha) em 2013.

            O Coro Polifónico foi dirigido desde o seu primeiro momento, e até Outubro de 1991, pelo seu impulsionador, Dr. Adelino Santos, pessoa ligada há vários anos ao meio musical eborense. A partir de 91, e até 97, passou a contar com a regência do Maestro Francisco d’Orey, de mérito reconhecido a nível nacional e internacional, e desde princípios de 97, e até Maio de 2013 o grupo contou com a Direção de Pedro Teixeira. Atualmente, e desde Maio de 2013 conta com a direção do Maestro Eduardo Martins. 

Eduardo Martins

Nasceu em Ovar e começou os seus estudos musicais com 8 anos. Licenciado em Enfermagem em 2008, exercendo no Hospital das Forças Armadas desde 2009. Foi aluno do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em piano, tendo concluído o respetivo curso já no Conservatório de Música de Coimbra.

Foi docente de Formação Musical, Flauta de Bisel e Canto coral na Secção de Música do Grupo de Ação Cultural de Válega – GAC de 2003 até 2011. Também lecionou música inserido nas AEC’s no ano letivo de 2008/2009 em Coimbra. Diretor Artístico do Grupo Coral Laudamus o qual dirige desde 1999, tendo organizado o Festival Natal em Coro 2012 com a participação de seis coros dos distritos de Aveiro, Porto e Lisboa. Diretor Artístico/Maestro do Coral de Letras da Universidade de Coimbra nos anos de 2005 e 2006. Tem participado em projetos e workshops com figuras como Fernanda Lapa, Leonor Barata, Carlos do Carmo, Helena Vieira, Fausto Neves e Eugene Rogers. Foi Júri do 2.º Concurso Internacional de Piano do Concelho de Sernancelhe em 2008. Foi também realizador e produtor do Musical ~Fonte dos Amores~ em 2009.

Frequenta o curso de Direção Coral e Formação Musical, na Escola Superior de Música em Lisboa (ESML) trabalhando com os maestros Paulo Lourenço e Vasco Azevedo.

Foi barítono solo na apresentação de Requiem de Mozart no teatro Tivoli pela Nova Orquestra Sinfónica de Lisboa (2010) e em Passio de Arvo Pärt com a Orquestra Contemporânea de Lisboa (2013). Participou como cantor no Estúdio de Ópera da ESML na realização da ópera Paride ed Elena, em parceria com a Companhia Clara Andermatt (2012). Foi ainda coralista no Coro Misto da Universidade de Coimbra entre 2004 e 2008 e no Coro da Associação Musical Ricercare em 2011/2012.

A nível internacional, é de referir a sua participação no festival das comunidades portuguesas em Paris (2001) e num concerto de piano no Hotel Marriott na cidade do Cairo - Egipto (2004). No presente ano (2013), inserido no Coro de Câmara da ESML interpretou 8.ª sinfonia de Mahler no encerramento do Festival Internacional de Música de Ankara – Turquia.

Dirige desde Maio de 2013 o Coro Polifónico Eboræ Mvsica, em Évora.

 
Destaques
Próximos Eventos
Junho 2017 Julho 2017 Agosto 2017
Se Te Qu Qu Se Do
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31
Notícias RSS
Newletter




15537696 Visitas