Associação Musical de Évora
Historial
Escola de Música da Sé de Évora
Coro Polifónico
Formação
Programação
Arquivo
Conservatório Regional de Évora
Historial
Educação/Ensino
Cursos
Projeto Educativo
Regulamento Interno
Informações
Horários
Professores
Programação
Notas Musicais
Arquivo
Professores

Dados Pessoais

Susana Nogueira - Violino e Orquestra de Arcos

Susana Nogueira

Iniciou os seus estudos musicais com seu Pai, instrumentista da Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos, e com 5 anos ingressou na Academia de Amadores de Música, começando a estudar violino aos 6 anos, com o Prof. Aníbal Lima e o Prof. Jorge Lé, prosseguindo na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa com os Profs. Christa Ruppert e Manuel Gomes, em violino, e Anna Tomasik e Armando Vital em Música de Câmara. Frequentou  o Curso de Violino na Academia Nacional Superior de Orquestra, na Classe do Prof. James Dahlgreen, e transferiu-se para a Escola Superior de Música de Lisboa, onde concluiu a licenciatura sob a orientação do Prof. Khatchatour Amirkhanian, discíplulo de David Oistrakh. Trabalhou com o Maestro Christopher Bochmann em Orquestra, e Prof. Olga Prats, Prof. Khatchatour Amirkhanian, Prof. Stephen Bull, Prof. Clélia Vital, Prof. Fernando Fontes em Música de Câmara. Foi membro fundador da Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa. Fez parte da Orquestra “Erasmus” num estágio realizado em Paris e Lyon. Participou nos Festivais de Música de S. Roque e “Cistermúsica” em Alcobaça. Estudou também com Ceciliu Istfan e Anabel del Castillo. Neste momento encontra-se a concluir o Mestrado em Violino na Universidade de Évora, com o Professor Valentin Stefanov. Participou nos Concertos Abertos Antena 2 com o Quinteto com Piano, formado no âmbito da Universidade.

Foi membro da Orquestra Sinfónica Juvenil entre 1989 e 2000, formação de que foi concertino entre 1995 e 2000, realizando estágios na Grécia, Açores e Madeira, e apresentou-se a solo com esta Orquestra. Concluiu o estágio na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, tendo realizado concertos em Portugal, Espanha e Bélgica. Colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Baixo Alentejo, Orquestra Clássica do Algarve, a Orquestra Francesa "Domaine Musical", Orquestra Juvenil Cidade de Évora, com a qual participou na Expo’2000 em Hannover, antiga Orquestra da Juventude Musical Portuguesa, Orquestra “Ópera Nova”, com o "EvoEnsemble", entre outros, trabalhando com Maestros como James Tuggle, Nikolay Lalov, Miguel Graça Moura, Vasco de Azevedo, Georges Hadjinikos, Horst Zell, Fernando Fontes, entre outros.

Realizou master-classes de violino com Gerardo Ribeiro, Lavard Skou-Larsen, Stephen Bull, Ifrah Neaman, Jaap Schroeder e Maxim Vengerov (ouvinte), master-classes de Orquestra com Christopher Bochmann, Georges Hadjinikos, Jean-Sébastian Beraut, Lavard Skou-Larsen, Stephen Bull, Robert Houlihan e Bertrand Bordeaux, master-classes de Música de Câmara com a Pianista Maria João Pires e o Violinista Augustin Dumay, realizou uma master-class de Direcção Orquestral com o Prof. Roberto Peréz, Curso de Pedagogia Suzuki com a Prof. Betty Haag-Khunke, Pedagogia "Ward-Hellen" com a Prof. Idalete Giga, Workshop "Orientações para a primeira infância e infância" coma Prof. Helena Rodrigues. Em 2011 concluiu com sucesso o Curso "ABRSM: Being an effective Teacher".

Gravou o suporte musical do evento diurno da Expo’98 “Peregrinação”. Participou na gravação do CD de Constança Capdeville "O Natal do Anjinho Dorminhoco", no CD de obras de Christopher Bochmann, como membro solista da Orquestra Sinfónica Juvenil, e no CD “O Fim – Ópera Intima”, de Carlos Marecos. Foi solista nos Projectos Musicais “La Serva Padrona – A Criada Patroa” e “O Fim – Ópera Intima” do compositor Carlos Marecos e no grupo Lisbon Consort Players. Colaborou com o “ÉvorEnsemble” Contemporâneo. Trabalha em Música de Câmara há 18 anos, com o Quarteto de Cordas Intermezzo, com o qual tem realizado centenas de recitais, e participado em vários festivais tais como "Música nos Claustros" e "Musicando", Évora; "Festival de Música Clássica", Moura; "Musicalidades", Moita; "Abril em Almodovar" e "Jornadas da Música", Almodovar; "AnimaChiado" e "BaixAnima", Lisboa; "Mês da Música", Vidigueira; "Semana da Música", Odemira; "Mês da Música", Ajustrel; "Bienal da Utopia", Cascais; e Concertos para as Câmaras Municipais de Alenquer, Almada, Almeirim, Figueiró dos Vinhos, Guarda, Mafra, Moita, Montijo, Sliven(Bulgária), Ravenna (Itália) entre outras, e entidades privadas.

É Professora de Violino e Classe de Conjunto desde 1996, tendo leccionado na Escola Profissional de Música de Évora, Academia de Música Eborense, Conservatório Regional de Castelo Branco, Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral em Belmonte, Conservatório de Música de Ourém e Academia Internacional de Música da Costa do Estoril. Em 1995 e 1996 leccionou Educação Musical na EB1 do Monte Estoril, EB 2,3 D. Domingos Jardo e EB 2,3 de S. Julião da Barra.  Leccionou durante 10 anos na Escola de Música da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Actualmente lecciona no Conservatório Regional de Évora – “Eboræ Mvsica”, onde exerce um cargo de Direcção Pedagógica.

Formou a Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora - Eborae Mvsica, e a Orquestra de Arcos, juntamente com o Professor Luis Rufo, com a qual já realizou vários Concertos em Portugal e Espanha.

https://susananogueira.wordpress.com/

[ Voltar ]

Destaques
Próximos Eventos
Dezembro 2017 Janeiro 2018
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Notícias RSS
Newletter




16207470 Visitas