Iniciação Musical:
Tem como objectivos despertar o interesse e a curiosidade pelos fenómenos do som e da música, promover o desenvolvimento musical da criança e contribuir para a integração da formação musical e artística na sua educação.
Iniciação ao Instrumento:
Tem como objectivos promover o desenvolvimento da memória, a capacidade de concentração, a agilidade de raciocínio e a coordenação motora, cultivar a disciplina de trabalho aliada ao rigor técnico, fomentando o apuramento do sentido estético e potenciar as capacidades individuais da criança, valorização pessoal e auto-estima.
Destina-se aos alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico, do 1º ao 4º ano de escolaridade.
Constituído por 3 Disciplinas: Formação Musical Preparatória - Formação Instrumental Preparatória - Classe de Conjunto Preparatória
Objectivos:
§ Desenvolver capacidades fundamentais para o crescimento da criança: desenvolvimento da memória, capacidade de concentração, agilidade de raciocínio e coordenação motora.
§ Promover a aquisição dos conceitos básicos da Música como suporte para o prosseguimento dos estudos musicais.
§ Cultivar a disciplina de trabalho aliada ao rigor técnico, fomentando o apuramento do sentido estético.
§ Potenciar as capacidades individuais da criança, valorização pessoal e auto-estima.
§ Contribuir para o desenvolvimento global e harmonioso da criança.
§ Fomentar a interacção social, cooperação e respeito pelo próximo.
Destinam-se aos alunos que frequentam os 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, e outros interessados. Têm como principal finalidade promover a compreensão dos conceitos da música nos diferentes aspectos técnicos e científicos, desenvolver atitudes analíticas e criativas perante a audição musical e adquirir o domínio de um instrumento. Podem ser frequentados num dos seguintes regimes:
I) Articulado – Dirigido a alunos que frequentem do 5º ao 9º ano de escolaridade, de acordo com a legislação em vigor, em articulação com a escola de ensino regular. Ensino Gratuito!
II) Supletivo – Dirigido a qualquer aluno que queira frequentar a escola de música e obter certificações a nível oficial.
Os alunos do Conservatório Regional de Évora - Eboræ Mvsica que frequentam o regime oficial – supletivo ou articulado – obtêm, no término dos respectivos Cursos, o diploma correspondente ao 12º ano do Ensino Vocacional da Música, estando habilitados ao ingresso no Ensino Superior (Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Aveiro), e Ensino Politécnico (Escolas Superiores de Música de Lisboa, Porto e Castelo Branco, e Escolas Superiores de Educação).