Quinteto de Cordas
XV Ciclo de Concertos “Música no Inverno”
Programa de dia 7 - Quarteto de cordas nº1 de Heitor Villa-Lobos - "Cantilena"
(Andante); "Brincadeira" (Allegretto scherzando) ;"Canto
lírico" (Moderato); Cançoneta (Andantino quasi allegretto);
"Melancolia" (Lento) ; "Saltando como um Saci" (Allegro); Melodia em lá de A. Piazzola; Primavera porteña de A.
Piazzola; Inverno Porteño de A. Piazzola; Oblivion de A. Piazzola
A Associação Eborae Mvsica organiza, em novembro e dezembro,
sempre às 18h00, o XV Ciclo de Concertos "Música no Inverno”, no Convento
dos Remédios. Este Ciclo visa
promover eventos musicais que possam contribuir para qualificar a oferta
cultural a nível do Turismo Cultural. Pretende aprofundar a relação entre o
património construído, neste caso a Igreja do Convento dos Remédios, em Évora,
e a adequação de uma oferta musical regular à fruição pelo público e à participação
de grupos ,musicais regionais, nacionais e estrangeiros. Pretende, ainda,
apresentar obras dos secs XX e XXI.
No próximo dia 7 de dezembro terá lugar um
concerto pelo Quinteto de Cordas composto por Luis Rufo e Susana Nogueira
(violinos), Bruno Correia (viola d’arco), Samuel Santos (violoncelo) e Hugo
Monteiro (contrabaixo).
Luis Rufo - É Licenciado em Violino
(pré-Bolonha) pela Escola Superior de Música de Lisboa com Gareguine
Arouthounian. Estudou no Mestrado em Violino na Universidade de Évora, na
Classe de Valentim Stefanov. Frequentou
Masterclasses com Ifrah Neaman, Stephen Bull, Massimo Mazzeo, Bertrand Bordeaux
e Robert Houlihan. Tem colaborado com várias orquestras portuguesas, tendo
trabalhado com os maestros Lawrence Foster, Michael Zlim, James Tuggle, Vasco
de Azevedo, Miguel Ivo-Cruz, Nikolay Lalov, Horst Zell, Christhoper Bochmann,
Miguel Graça Moura, Rodolf Barshai, Muhai Tang, entre tantos outros. Foi
Concertino da Orquestra da EPMEV, em Portugal e Espanha, Moçambique e nos
Pirinéus, e Alemanha. Participou na gravação do CD de obras de Christhoper
Bochmann. Tem-se apresentado em recitais na formação de Violino e Piano,
violino e Guitarra, e em grupamentos de câmara, particularmente quarteto e
quinteto de cordas, em Portugal, Itália e Bulgária.Foi membro do júri do Prémio
“José Augusto Alegria”- Concurso para Jovens Intérpretes,promovido por Eborae
Mvsica.
Susana Nogueira- Licenciou-se em
violino (pré-Bolonha) na Escola Superior de Música de Lisboa com Khatchatour
Amirkhanian. Estudou no Mestrado em Violino na Universidade de Évora, na Classe
do Prof. Valentim Stefanov, e estudou violino baroco com Iskrena
Yordanova. Frequentou
Masterclasses com Gerardo Ribeiro, Lavard Skou-Larsen, Stephen Bull,
Ifrah Neaman, Jaap Schroeder, Massimo Mazzeo, Christopher Bochmann,
Georges Hadjinikos, Jean-Sébastian Beraut, Robert Houlihan e Bertrand Bordeaux
, e Direcção Orquestral com Roberto Peréz, Pedagogia Suzuki com Betty
Haag-Khunke, e Pedagogia "Ward-Hellen”. Foi concertino da
Orquestra Sinfónica Juvenil e estagiou na Orquestra Erasmus em
França, e na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Apresenta-se
regularmente em agrupamentos de câmara, particularmente quarteto e quinteto de
cordas e colabora com várias orquestras em Portugal, Espanha, França, Grécia,
Bélgica, Itália, Bulgária e Alemanha. Gravou o suporte musical do evento diurno
da Expo’98 “Peregrinação”. Participou na gravação do CD de Constança Capdeville
"O Natal do Anjinho Dorminhoco", no CD de obras de Christopher
Bochmann, como membro solista da Orquestra Sinfónica Juvenil, e no CD “O Fim –
Ópera Intima”, de Carlos Marecos.
Bruno Correia -. Concluiu a licenciatura em viola d'
arco na Escola de Artes da Universidade de Évora onde estudou com Valentin
Stefanov, Chao Bin e João Lucena e Vale. Frequentou masterclasses com Max Rabinovitsj, Paul Wakabayashi, Ryszard
Woycicki, Chao Bin, Massimo Mazzeo e Paulo Gaio Lima. Tocou sob a direção
de Ernst Schelle, Max Rabinovitjs, Roberto Perez, Carlos Riazuelo, Christopher
Bochmann, Nuno Dario, Pedro Neves, José Eduardo Gomes, entre
outros. Integrou diversas orquestras onde trabalhou com intérpretes
prestigiados tais como, Mischa Maisky, Boris Beresovsky, Bruno Pasquier, Atar
Arad, Bruno Giuranna, Helen Callus e Roger Myers. Apresenta-se regularmente em
agrupamentos de câmara.
Samuel Santos- Frequentou
a Escola Superior de Música de Lisboa, nas classes de violoncelo de Clélia
Vital e música de câmara dos Professores Irene Lima e Miguel Henriques.
Concluiu a licenciatura na Escola Superior de artes Aplicadas de Castelo
Branco, nas classes de Miguel Rocha e Catherine Strynckx. Foi distinguido com o
Prémio Jovens Músicos 2003, em Música de Câmara, no Nível Superior. Frequentou
classes de aperfeiçoamento com Márcio Carneiro, Paulo Gaio Lima, Jian Wang,
António Menezes, Xavier Gagnepain e Anner Bylsma, entre outros. Colabora
regularmente com as orquestras portuguesas. Integra algumas formações de câmara
e participa regularmente em recitais de violoncelo e piano, em concertos por
todo o País e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, Moçambique, Alemanha e
Brasil. Em 2018 gravou com o pianista Eduardo Jordão o Cd “Canções sem
Palavras” com música de Eurico Carrapatoso para violoncelo e piano, editado
pela AVA Editions.
Hugo Monteiro-Concluiu a Licenciatura em Música – Ramo
de Ensino, Área de Formação Específica de Canto e Instrumento – Instrumento
Principal: Contrabaixo (com profissionalização), na Universidade de Évora, onde
estudou com o professor Iouri Axenov. Frequentou Masterclasses com Rinat
Imbraguimov, Rainer Zepperitz e Fernando Flores. Ao longo destes anos teve a
oportunidade de integrar várias orquestras e tocou sob a direção dos maestros
Oliver Diaz Suarez, Christopher Bochmann, Max Rabinovitsj, Gerard Doherty,
Álvaro Cassuto, Osvaldo Ferreira, Richard Hortien e Arnold Allum, acompanhou
solistas como António Rosado, Alex Klein, Stefan Dohr, Nina Schumann, Bruno
Pasquier, Reinhold Friedrich, Jacques Mauger, e trabalhou com vários
professores, em música de câmara e classe de naipe, entre os quais se destaca
Elisabeth Perry, Alexandre Samardjiev, Duncan Fox e Miguel Rocha, entre outros.
Em 2007 orientou o naipe de Contrabaixos no estágio da Orquestra de Jovens
Momentum Perpetuum, que decorreu na Casa da Música, Porto.
O ciclo
termina no dia dia 14 de dezembro com
o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica” acompanhado
ao piano por Ana Filipa Luz, sob a
direção de Eduardo Martins, precedido
da apresentação do livro de Conferências
de Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora” entre 2004 e
2018.
A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes e Direção Regional de Cultura do Alentejo, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2 e Rádio Diana.
|